|SAÚDE| A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efectuou ontem uma operação envolvendo todas suas Direcções Regionais que inspeccionaram 130 restaurantes chineses em todo o país.
Mais de 100 elementos da ASAE, integrados em 64 brigadas das Direcções Regionais do Norte (15), Centro (12), Lisboa e Vale do Tejo (20), Alentejo (11) e Algarve (6) instauraram 113 contra-ordenações e 3 processos-crime (estes na região de Lisboa e Vale do Tejo).
Dos 14 estabelecimentos encerrados, 10 estão localizados na região de Lisboa, 3 no Centro e um no Alentejo.
Segundo a SIC online, «na região centro, foram inspeccionados 20 estabelecimentos. Três deles foram encerrados temporariamente.
Um dos restaurantes, em Coimbra, não obedecia às regras mínimas de higiene e segurança. Foi encerrado até que sejam resolvidos os problemas. Situação idêntica verificada em mais dois da região.
Em Leiria, a primeira visita dos inspectores deu logo pela manhã com vários quilos de carne de pato congelada em situação ilegal.
Esta é uma das situações mais comuns encontradas nas inspecções.
No norte do país, foram inspeccionados mais de 50 restaurantes chineses. Dois estiveram quase para fechar. Em Vila Nova de Gaia, foram apreendidos 60 quilos de carne».
Nesta OPERAÇÃO ORIENTE foram apreendidas duas toneladas e meia de produtos.
A Taxa de Incumprimento no total dos 130 restaurantes fiscalizados atingiu os 89 %, o que contrasta com uma percentagem entre os 28 e 38 % verificada em outras acções de fiscalização já efectuadas em estabelecimentos de restauração.
A OPERAÇÃO ORIENTE visou verificar se os serviços prestados pelos restaurantes de cozinha chinesa estavam devidamente licenciados e se as regras de segurança, asseio e qualidade dos géneros alimentícios eram cumpridas.
A lei prevê para estes casos coimas que podem ir dos 25,00€ aos 7.500,00€ e penas que podem atingir os três anos de prisão.
Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos
elétricos
-
Não é propriamente uma novidade tecnológica, como já falámos no assunto.
Contudo, a medida é muito interessante e poderá, em muitas localidades, ser
a so...
Há 24 minutos
Enviar um comentário